Terminologia

VAN

Value Added Network.

Vento de calda

Expressão utilizada no transporte aéreo, que significa quando o vento está no sentido de direção da rota da aeronave.

Vento de proa

Expressão utilizada no transporte aéreo, que significa quando o vento está no sentido oposto de direção da rota da aeronave.

Vento de través

Expressão utilizada no transporte aéreo, que significa quando o vento está no sentido de direção para a lateral da aeronave, tanto em vôo de cruzeiro como para pouso/decolagem.

Vídeo Superstitial

São filmes publicitários (comerciais) feitos para serem exibidos pela Internet. Possuem maior tecnologia e recursos de maior interação com o usuário.

VLC

Veículo Leve de Carga.

VMC

Veículo Médio de Carga.

VMI

Vendor Managed Inventory ou Estoque Gerenciado pelo Fornecedor, que é quando o fornecedor em parceria com o cliente, repõe de forma contínua o estoque do cliente, baseado em informações eletrônicas recebidas.

Vorland

Significa o maior ou menor afastamento de um porto em relação às principais rotas de navegação ou sua área de abrangência marítima e, igualmente, influência a escolha do armador.

VU

Sigla utilizada no transporte aéreo, que significa a velocidade que a aeronave atinge e não pode mais desistir de decolar. A partir desta velocidade, que varia de acordo com cada tipo de aeronave, a desistência de alçar vôo, poderá significar acidentes ou maiores riscos, pois os comandos (freios, reversos, flape) podem não serem suficientes para parar com segurança.

VUC

Veículo Urbano de Carga.