Terminologia

Pantógrafo

Dispositivo de locomotiva elétrica, que fica em contato com a rede aérea e transmite a corrente aos motores da máquina.

Parcerização

Processo de conhecimento mútuo e aceitação, pelo qual duas empresas devem passar para estarem realmente integradas, visando mesmos objetivos.

PCM

Planejamento e Controle de Materiais.

PCP

Planejamento e Controle da Produção.

PDCA

Plan, Do, Check e Act, ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricação ou de negócios.

PDM ou Product Data Management

É o gerenciamento de todas as informações e processos relativos ao ciclo de vida de um produto, sendo o período compreendido desde a concepção de um produto (projeto e produção) até sua obsolescência.

Pé-direito

Altura de um pavimento de imóvel (galpão, armazém, edifício, casa).

Pedido Mínimo

Muitas empresas estabelecem um lote mínimo para aceitar uma ordem de compra, visando economias de escala para o atendimento. Desta maneira fazem baixar os custos do processamento de pedidos, já que para atender a um mesmo volume de negócios seria necessário um número maior de pedidos.

Pélago

Profundidade do mar; mar alto.

PEPS

É a nomenclatura para o método de armazenagem, em que o produto que é o Primeiro a Entrar no estoque é o Primeiro a Sair ou First-In, First-Out (FIFO).

PERT

Project Evaluation and Review Technique ou Técnica de Avaliação e Revisão de Projetos.

Pick and Pack

Separar os materiais e etiquetar, embalar e etc.

Planejamento para contingências

É planejar para alguma circunstância extraordinária que paralise a operação normal do sistema logístico. Estas contingências podem ser acidentes, greves, produtos defeituosos, paradas no suprimento, etc. Para toda a ocorrência prevista deverá ter um plano de ação emergencial previsto para ser colocado em prática.

Poka-Yoke

Métodos simples, que servem como a prova de falhas no processo.

Ponto de Ressuprimento

Quantidade determinada para que ocorra o acionamento da solicitação do Pedido de Compra. Também determinado "Estoque Mínimo".

Postponement

Retardamento da finalização do produto até receber de fato o pedido customizado.

PPCP

Planejamento, Programação e Controle da Produção.

Prancha de carregamento

Faz parte das normas de operação dos portos, e significa a tonelagem mínima estabelecida que será operada num período de seis horas.

Proa

Parte anterior do navio.

Produto Logístico

O que uma empresa oferece ao cliente com seu produto é satisfação. Se o produto for algum tipo de serviço, ele será composto de intangíveis como conveniência, distinção e qualidade. Entretanto, se o produto for um bem físico, ele também tem atributos físicos, tais como peso, volume e forma, os quais tem influência no custo logístico. (definição de Ronald H. Ballou).

Project Team

Força tarefa.

Proposta

É o documento pelo qual o fornecedor torna oficial a sua oferta comercial e técnica de serviços e/ou produtos ao requisitante.

Provedor Logístico

Fornece serviços baseados nas áreas da logística.

Pulmão

Utilizado geralmente em fábricas, serve para proteger as atividades de produção, baseado em tempos e quantidades suficientes para não interromper o fluxo contínuo, considerando variáveis de estatísticas e de demandas, ou mesmo de gargalos operacionais.

Push Back

Empurrar para trás o avião no pátio do aeroporto, através de veículos industriais, do tipo trator.